Gamificação no ensino / Como o lúdico beneficia o entendimento e a fixação de conceitos

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O curso pode ser in-company e adequado
às necessidades da empresa.

Conceito

Gamificar (ou ludificar) é pensar jogos como uma linguagem própria que pode ser aplicada em diversas situações. Muito utilizada na educação, como em treinamentos corporativos, em atividades em sala de aula e até na publicidade, a linguagem dos jogos é muito antiga, mas apenas recentemente fundamentada através de teorias e técnicas de desenvolvimento.

Apresentar aos participantes a linguagem e suas técnicas fundamentais, além de expandir o repertório lúdico, fatores básicos para desenvolvimento e análise da gamificação. Serão também avaliadas propostas de gamificação e outras aplicações em jogos voltados para o ensino e a aprendizagem.

Diretores, coordenadores e professores do ensino médio e universitário que necessitem conhecer e avaliar a utilização da gamificação como ferramenta de ensino.

Estudantes de Comunicação, Pedagogia e Artes que desejam expandir o conhecimento em novas ferramentas de ensino.

  1. O que é gamificação
  • Primeiras discussões
  • Casos e técnicas básicas
  1. Ampliação do repertório lúdico.
  • Hora de jogar jogos de tabuleiro, cartas e dados diversos
  • Análise crítica de dinâmicas, mecânicas e componentes.
  • Exercícios com alterações de elementos fundamentais, buscando equilíbrio e reflexões sobre possíveis aplicações
  1. Avaliação de casos de gamificação
  • Quebrando elementos lúdicos,
  • Analisando funções e intenções de comunicação e treinamento
  1. Aprofundamento em game design
  • Aplicando técnicas de desenvolvimento para refinamento de “gameplay”

Mauro Berimbau. Mestre em Comunicação e Consumo pela ESPM. Através de seu trabalho com jogos digitais, é autor em livros de publicidade e publicou em congressos e em revistas internacionais.

No mercado, trabalhou na área comercial da IBM.  Hoje, atua como consultor de marketing e game designer, desenvolvendo jogos voltados para educação superior. É coordenador do GameLab ESPM, onde continua suas pesquisas na área.

Carga horária: 12 horas – dois dias de curso.

O curso é apostilado com textos de apoio e bibliografia comentada para auxiliar o progresso nos estudos do aluno Os participantes responderão a testes durante o curso, baseados nos conceitos expostos, gerando assim a avaliação final.

O participante receberá um certificado de conclusão.

Capacidade: de 10 a 20 participantes.